February 21, 2005

LIGA DOS ÚLTIMOS


Um post de Joaquim Varela no dia 7 de Fevereiro de 2005 fez com que surgisse o movimento CUBEMBOM na blogosfera portuguesa. Movimento esse que apareceu após uma participação do Vizinho no BLOGotinha:
"Fónix... e os picaninos? E os picaninos? Ninguém fala de nózes... Acho que vou formar um partido, chamar-se-á: CUBEMBOM
Juntem-se a nós camaradas! (perdão, hummm... juntem-se a mim, porque ainda sou o único membro!)"
Neste post vou tentar estabelecer um paralelismo entre a blogosfera e as eleições de hoje. Em que o
Desblogueador de Conversa é representado pelos meios de comunicação social portugueses, e eu vou fazer de Vizinho gritando: ATÃO E OS PIQUININOS?!?!?!?
Pois é, apesar da maioria absoluta do PS, dos congressos extraordinários do PSD e do CDS/PP, do milagre da multiplicação dos deputados do BE e da consolidação do PCP como terceira força política (arghhhhh), haviam mais partidos a concorrer a estas eleições. Partidos esses que foram quase ignorados pela comunicação social (com a excepção do
Diário Digital que lhes dedicou um artigo) mas que mesmo assim arrecadaram em conjunto 2,1% dos votos nacionais! Não é muito, é verdade, mas é o suficiente para que alguém lhes faça referência, e esse alguém….vai ser a minha pessoa!
Neste competitivo campeonato dos pequeninos, o grande vencedor foi o PCTP-MRPP de Garcia Pereira, a extrema-esquerda que provavelmente defende medidas como o PREC versão Séc.XXI obteve 0,84% (47.745 votos), ganhando a corrida ao
Partido Nova Democracia, de Manuel Monteiro que nas suas primeiras legislativas obteve 0,7% (39.986 votos). Estes dois “colossos” entre os pequeninos poderão ter começado nestas eleições um grande combate para eleições do futuro. Em terceiro lugar dos pequeninos ficou o Partido Humanista, que com 800€ de orçamento para esta campanha eleitoral e com propostas como a criação de uma lei que permitisse aos cidadãos tirar o cargo aos políticos que não cumpram as promessas conseguiu arrecadar 16.866 votos (0,3%). De seguida veio a extrema-direita do Partido Nacional Renovador que com as suas propostas anti-europeístas e anti-imigração conseguiu um total de 9.365 votos (0,16%). Logo a seguir vem o partido de Carmelinda Pereira, o Partido Operário de Unidade Socialista que obteve 5.572 votos correspondentes a 0,1% dos votos a nível nacional. Por último, o Partido Democrático do Atlântico obteve 1604 votos (0,03%) subindo do resultado de 437 votos que obteve em 1999. No que diz respeito a este partido ainda estou para perceber porque é que, sendo sedeado nos Açores, concorreu ao distrito de Vila Real (para além dos círculos de Lisboa, Fora da Europa e, naturalmente, Açores). A mais curiosa proposta do PDA prendia-se com a extinção do IRS, eles afirmavam que as receitas do Estado deveriam ser sustentadas somente pelo IVA, aumentando os impostos sobre o Tabaco e o Álcool.
Existem ainda 2 partidos pequenos que optaram por concorrer coligados com o PSD, o
Movimento Partido da Terra e o Partido Popular Monárquico. Uma vez que, em conjunto, elegeram 4 deputados não podem estar muito chateados com o facto do PSD ter sido tão copiosamente derrotado. De qualquer modo, isso não impediu que Nuno da Câmara Pereira (PPM) não declarasse ao “Público” que Santana Lopes se deveria demitir da liderança do PSD.
Já agora uma última referência para o facto dos
votos em branco terem quase duplicado em relação às últimas eleições. Voto de Protesto a sério nestas eleições? Pelo menos para 103.555 pessoas foi.
E é assim, os resultados eleitorais dos pequeninos nestas eleições ficam agora perpetuados neste blog!