December 18, 2004

ALMANAQUE DO SPORTING


Comprei e li hoje o Almanaque do Sporting da editora Almanaxi. Toda a história e todas as estórias desta grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal! 654 páginas (a maior parte delas com dados estatísticos - entenda-se todas as fichas de jogos oficiais que o Sporting fez desde os seus primórdios até à época passada).
Uma obra interessante para qualquer sportinguista já que dá para compreender tudo e mais alguma coisa sobre o background histórico da nossa equipa. Além disso, o almanaque faz referência aquelas pequenas coisas que fazem sorrir qualquer adepto leonino. Por exemplo, sabiam que na época de 1910/11 o Sporting recusou-se a receber o Benfica em casa alegando que eles não eram dignos de pisar as nossas instalações? Ou sabiam que em 1923/24, apesar das rivalidades, quando o Sporting estava com um processo em tribunal que ameaçava a continuidade do clube no estádio do Campo Grande, o Benfica disponibilizou, sem quaisquer encargos, as suas instalações? E que quando o Benfica foi obrigado a abandonar o seu campo da Av. Gomes Pereira o Sporting retribuiu com o mesmo gesto? Enfim, o futebol actual não é certamente como foi em tempos.
Ao ler este Almanaque, deu para compreender a mística que rodeava qualquer jogo (especialmente os derbies entre Sporting e benfica) dos campeonatos de Lisboa e Portugal. Volto a referir, aconselho este almanaque a qualquer Leão! Site da Editora Almanaxi