December 14, 2004

EFEMÉRIDES DO ESPAÇO

Na minha infância passei, por várias vezes, todo o verão em Remelhe, Barcelos. Uma aldeia onde se situa a minha casa de família e que, como devem imaginar, não tem propriamente muita luz à noite. Neste contexto, passei várias noites (até à meia-noite, uma vez que éramos todos putos...) à conversa com os meus primos e a olhar para as estrelas. Penso que foi aqui que começou o meu fascínio pelo Espaço.
Hoje, dia 14 de Dezembro, faz exactamente 42 anos que a sonda espacial norte-americana Mariner II enviou as primeiras imagens de Vénus para a Terra. Em 1962 e em pleno clima de Guerra Fria, os Estados Unidos e a já desaparecida União Soviética competiam pelo domínio do Espaço, isto é, faziam tudo para serem os primeiros a atingir determinado objectivo.
Tudo começou com o lançamento da Sputnik I por parte dos soviéticos, em 4 de Outubro de 1957, o pequeno satélite artificial fez a órbitra da Terra em 98 minutos marcando o ínicio de uma era. Em 3 de Novembro do mesmo ano, novamente pelos soviéticos, dá-se o lançamento do Sputnik II, com a famosa Laika lá dentro que assim se tornou no primeiro animal no espaço. Finalmente em 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin torna-se no primeiro homem a sair da órbitra da Terra.
O final da década de 50 e toda a década de 60 foram, sem dúvida, alturas de grande competitividade a nível de exploração espacial entre as duas potências mundiais (caso queiram ter uma ideia mais profunda sobre esta competitividade sigam este link). Naturalmente, o ponto alto da década ocorreu em 20 de Julho de 1969 com a chegada de Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin à Lua.
Devem estar agora a pensar por que raio é que eu estou a referir tantas efemérides sobre as epopeias espaciais de à 40 anos atrás. Por uma razão muito simples: é que enquanto à 40 anos atrás a NASA recebia as primeiras imagens de Vénus, hoje o presidente americano George W. Bush recebeu a carta de demissão do director-geral da NASA, Sean O'Keefe. Aparentemente O'Keefe está a demitir-se por questões salariais - vai voltar ao estado nativo para ocupar uma vaga na Louisiana State University onde irá auferir um salário consideravelmente maior... Claro que a generalidade das pessoas faria o mesmo, mas tenho pena que um director que conseguiu voltar a pôr a NASA nas bocas do mundo (com a chegada a Marte) se vá embora... Por uns tempos fiquei esperançado que os tempos de glória da conquista espacial voltassem. Actualmente há muita cooperação e pouca competição, o que é bom, obviamente, mas sem as picardias de outrora também torna tudo um pouco mais lento...