February 25, 2005

FEYENOORD - SPORTING

Tenho de admitir que estava com algum receio... Eles são o melhor ataque da Europa e nós tínhamos apenas um golo de vantagem... Aquele que, para mim, é o elemento mais importante no meio campo leonino, Custódio, ia estar ausente por castigo... Era previsível que o Feyenoord entrasse “a matar” de modo a anular a desvantagem que tinha da 1ª mão... Estava com receio, mas bastou ver os primeiros 15 minutos do jogo para perceber que, se calhar, o meu receio era injustificado.

O Sporting apresentou-se esta noite no De Kuip de Roterdão com uma postura digna das palavras do Visconde de Alvalade aquando da fundação do clube: “Queremos que este seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”:

Uma defesa sólida (O Enakarhire é sem dúvida um dos melhores centrais a actuar em Portugal), um meio-campo capaz de segurar e criar jogo (Um Pedro Barbosa à antiga que fez 90 minutos de grande nível e uma aposta mais que segura para o futuro, o puto de 18 anos João Moutinho) e claro um ataque de luxo (Um lutador nato, Sá Pinto, e um homem que resolve, Liedson). Com um Sporting como o de hoje, o resultado da interacção da equipa não poderia ser outro que não a vitória!

Claro que estou mais que feliz com a vitória e que esta me deixou mais que bem-disposto para o resto da noite, mas a razão pela qual escrevo este post é o comportamento lamentável dos adeptos holandeses que afinal é mesmo como a seguinte imagem que em tempos circulou por todos os e-mails mostra:

Neste jogo foi desde petardos a caírem mesmo ao lado do Ricardo a isqueiros a acertar em cheio no Rui Jorge e no Enakarhire, e isto num jogo que não foi minimamente pautado pela violência (só houve um cartão amarelo durante toda a partida e para um jogador do Feyenoord) tal como não houve qualquer dúvida sobre quem foi superior no relvado.

O comportamento dos adeptos holandeses foi de tal modo censurável que até o próprio site oficial da equipa o critica fortemente:

(…)But a great European occasion was ruined by morons in the crowd, as referee Mayer was forced to stop the match twice after fireworks and lighters were thrown onto the field of play.
(…)
But just as the Rotterdammers seemed to be building up a head of steam, the initiative was taken away from them by a mindless idiot in the crowd. Keeper Ricardo hit the deck after a firework was thrown from the stand, and the game came to a four-minute standstill.
(…)
The goal led to some unsavoury incidents as Enakarhire was hit by an object thrown by a yob in the crowd. Referee Meyer decided that safety went above all else and took the teams off for a ten-minute cooling off period.

Sinceramente fiquei irritado com o comportamento do público holandês. Como é que podem chamar às claques portuguesas de perigosos hooligans ao lado de tipos destes? Por muita coisa que eles façam acho que parecem umas criancinhas ao lado das claques que estiveram hoje em Roterdão a torcer pelo Feyenoord!

Enfim, o que interessa é que a eliminatória está ganha e que o Sporting fez uma exibição de luxo e com dois golos geniais! Venha o Middlesbrough!