January 05, 2005

POLÍTICA À REAL MADRID

Pois é, a contratação do Luís Figo para o Real Madrid foi considerada inovadora porque ele cedeu os direitos de imagem ao clube (que diga-se de passagem está farto de fazer dinheiro à custa disso). Mas aparentemente a ligação dos direitos de imagem a instituições já é mais antiga, pelo menos é o que eu depreendo das declarações que uma fonte anónima do PSD fez ao Público respeitantes ao facto do Cavaco Silva não ter autorizado a utilização da sua imagem em outdoors do partido:
"Apesar de não sermos obrigados a pedir autorização, porque se tratam de figuras que são património do partido, fizemo-lo. A família de Sá Carneiro, Durão Barroso, assim como Pinto Balsemão autorizaram, apenas Cavaco Silva recusou". in Público.
Gostei especialmente de ler a expressão "Apesar de não sermos obrigados a pedir autorização". Ah pois! Então o Cavaco ficou conhecido porque subiu na vida enquanto esteve no partido, então este tem toda a legitimidade para usar a figura dele em outdoors! Havia de ser bonito se todas as instituições pensassem assim. No meu caso particular, se a Universidade Nova de Lisboa fizesse cartazes com a minha cara a dizer "Junta-te à NOVA" sem me pedir autorização eu, no mínimo, ficava chateado... Afinal apesar de ser lá estudante acho que a minha personalidade e a minha imagem são precisamente...minhas!
Ah, se segirem o link para a notícia, reparem que a mesma fonte do PSD disse que a não-autorização do Cavaco vai fazer com que o partido seja obrigado a alterar os seus outdoors... Espero que ele se esteja a referir aos outdoors enquanto plano em suporte informático, senão lá se foram mais umas quantas verbas do partido (E quão preciosas elas seriam para a campanha para as legislativas!)