December 28, 2004

VANDA CIPRIANO

Bem sei que já bati muitas vezes na mesma tecla (entenda-se Jornal Record). Mas, regressado do norte do país e no meu processo de actualização em termos jornalísticos, deparei com duas entrevistas a jogadores do Sporting - Rochemback e Liedson (Record de 28/12 e 27/12 respectivamente) - que foram elaboradas pela personagem cujo nome é título deste post, e que me deixaram, pelo menos confuso acerca do papel dos jornalistas em Portugal.
A jornalista, detentora da carteira 3568 da Comissão de Carteira Profissional dos Jornalistas (tenho de admitir que tive esperança que ela fosse só uma estagiária, mas afinal é mesmo profissional...), não só revela um fatalismo extremo através de perguntas como "Considera-se o salvador do Sporting?" (Liedson), como uma desactualização tremenda através de questões como "O onze tem sofrido algumas alterações entre os jogos. Isso é prejudicial para os jogadores?" (Terei sido só eu a reparar que o Sporting já encontrou o seu 11-tipo desde o jogo com o Belenenses?). E ainda uma "labreguice" enorme ao perguntar ao Rochemback se, no jogo com o Benfica, há algum resultado que interesse ao Sporting para além da vitória (Duh....rivais desde sempre, adversários directos, ring a bell???).
Além disso, parecia que estava desejosa que algum jogador dissesse qualquer coisa que a levasse a crer que existem divisões no plantel do Sporting, indagando ambos os jogadores acerca de um grupo dos portugueses e um grupo dos brasileiros. Isto quando o Sporting passou por um mau período no início da época que fez transparecer o espírito de união no plantel! Felizmente tanto um como o outro desmentiram categoricamente tal existência, o que fez com que ela não pudesse começar a especular.
Durante toda a minha vida confiei nos jornais, desde sempre que associei a palavra jornalista a valores como: transparência, imparcialidade e honestidade. Ultimamente porém, com entrevistas da tanga como estas, e com os (ainda não provados mas...) prováveis casos de plágio que houve a outros blogs (ver Substrato 15/12/2004 e Arqueoblogo 20/12/2004) sinceramente, começo a ganhar algum rancor à classe profissional.
Assim sendo deixo um apelo: ACABEM COM AS OVELHAS NEGRAS QUE ESTÃO A DESTRUIR UMA PROFISSÃO!