January 12, 2005

CONTRADIÇÕES EM ISRAEL


No passado dia 10, escrevi um post intitulado "O fim do conflito israelo-palestiniano?" em que comentei a perspectiva de alguns analístas políticos em relação à eleição de Mahmud Abbas na ida às urnas na Palestina.
Warren Christopher escrevia no New York Times que a eleição de Abbas era uma janela de oportunidade para o fim do conflito, a minha opinião, como podem ler, é que para a janela estar mesmo aberta era necessário que Ariel Sharon saísse do governo israelita. Referi ainda que achava muito pouco provável que as coisas mudassem.
Agora, acabei de ler uma notícia no site da Al-Jazeera que reporta o ataque de mísseis israelitas disparados por helícopteros a uma zona no sul da faixa de Gaza... Por outras palavras, pelo andar da carruagem, duvido que as coisas vão mudar assim com tão facilmente, enquanto o carniceiro do Sharon estiver no parlamento de Israel...
Entretanto, ainda ontem o Público tinha uma notícia intitulada: "Sharon quer discutir fim da violência com Mahmoud Abbas". Estamos um bocadinho contraditórios, Sr. Sharon!
Muita razão tinha o gajo que inventou a expressão "Passar das palavras aos actos"...