January 05, 2005

AS DIFERENÇAS....


(imagem retirada do webite oficial do Tottenham Hotspur)
Em declarações ao jornal inglês Shropshire Star, transcritas pela bíblia do desporto português, o árbitro assistente Rob Lewis (que não validou um golo limpo do nosso emigrante Pedro Mendes ao Manchester United na última jornada do campeonato inglês) admitiu que errou porque estava muito longe da baliza (o remate foi de muito longe, por isso não há que crucificar). As declarações do fiscal de linha são especialmente interessantes pela última citação apresentada pel' "A Bola":
«É claro que estou desiludido e nós queremos sempre tomar as decisões certas, mas tenho pensado muito e neste incidente não podia fazer nada diferente.» (artigo na íntegra aqui)
Até que ponto será possível um árbitro/fiscal de linha português admitir publicamente um erro de juízo? O mais próximo que me lembro de isso ter acontececido no nosso campeonato, foi quando o Jorge Coroado disse, depois de um jogo qualquer em que cometeu um erro crucial, que estava com azia. E isto num campeonato em que não há uma única jornada sem pelo menos um erro com influência directa no resultado! Enfim, em termos de orgulho próprio, os nossos árbitros muito a aprender com os ingleses.