February 27, 2005

SERÁ DESTA MARTIN?


Hoje é noite de Oscares. Por volta da 1:00 da manhã em Portugal, a festa vai começar no Kodak Theatre na Hollywood Boulevard em Los Angeles. “O Aviador” afigura-se como o grande favorito desta edição, encontra-se nomeado para 11 categorias, entre as quais: “Melhor filme”, “Melhor Realizador” (Martin Scorsese), “Melhor Actor” (Leonardo DiCaprio), “Melhor Actor Secundário” (Alan Alda) e “Melhor Actriz Secundária” (Cate Blanchett).
Dos filmes nomeados para levarem o mais desejado galardão só tive oportunidade de ver “O Aviador” e “Million Dollar Baby”. Gostei mais do filme de Clint Eastwood, mas uma vez que não tenho qualquer poder nessa decisão isso não interessa. De qualquer modo, se por acaso “Million Dollar Baby” for considerado o “Melhor Filme”, será a segunda vez que Scorsese perde o galardão para um filme cuja temática é o Boxe (Perdeu em 1977 o Oscar para o “Rocky”, quando concorreu com “Táxi Driver”). Aliás, Scorsese já perdeu 4 vezes tanto o Oscar para “Melhor filme” como o para “Melhor Realizador”.
Será desta que o seu trabalho vai ser reconhecido pela tão famosa Academia? De acordo com Jorge Leitão Ramos, do Expresso, a probabilidade é pequena, uma vez que tanto nos Globos de Ouro, como na Directors Guild of America e nos BAFTA Awards, “O Aviador” foi derrotado ora por “Million Dollar Hotel” ora por “Sideways”…
Se vos apetecer dêem uma opinião sobre os vossos favoritos!
Link para lista dos nomeados
Link para ficha da IMDB do Martin Scorsese