February 04, 2005

O DEBATE


O primeiro e único debate entre os dois principais candidatos à vitória nas eleições de 20 de Fevereiro, só aumentou a minha confusão: voto em branco ou voto nulo? É um dilema que certamente me vai atormentar até ao dia das eleições...
Para começar, uma coisa me irritou foi o modelo de debate escolhido pela SIC/Canal 2/Clube dos Jornalistas, demasiado restritivo, na minha opinião. Sem dúvida digno de qualquer clube de debates, mas no contexto em que vivemos (a 2 semanas das eleições e debate único entre candidatos) penso que seria preferível não estar limitado por 2 minutos e meio de discurso e umas quantas réplicas…
Depois foram os temas escolhidos: Não sei o que é que a SIC/Canal 2/Clube dos Jornalistas pensaram: “O que é que os portugueses preferem? Projectos de PS e PSD ou picardias entre os dois líderes?” Escolheram começar pela porta nº2...
E nesta linha, o debate foi qualquer coisa estranha. Devo confessar que comecei a perder o interesse logo no início quando vi que os primeiros 20 minutos tiveram como tema a orientação sexual do Sócrates aliás, estes 20 minutos demonstraram somente o nível de desinteresse desta campanha eleitoral… O que mais me alertou nesta altura do debate foi o nível de ridículo a que o Santana Lopes conseguiu descer, como é que alguém é capaz de desmentir que fez insinuações à vida privada do outro candidato e depois sair-se com expressões como “Todos nós temos amigos, uns heterossexuais outros de outra maneira”? Noutras palavras, subtilmente o Santana conseguiu alimentar o boato!
Depois da fase: “Vida Pessoal” o debate passou à fase “Quem é que consegue mandar mais números para o ar, apesar de ignorar a conjuntura económica em que se vai viver nos próximos 4 anos”. Uma vez que já estava a começar a irritar-me com o debate e até os “Morangos com Açúcar” pareciam mais interessantes que aquele, o debate começou a passar-me um pouco ao lado, mas ainda deu para ver o jogo que os candidatos fizeram...Não repararam? Aquele do “O meu Governo despediu menos que o teu”! Foi nesta altura que passei a ignorar o debate propriamente dito e passei a ler os comentários (quase) em tempo real que iam aparecendo no Abrupto. A ideia geral com que fico deste debate é simples:
  • Pouca discussão dos temas de real importância: Saúde, Educação, Política Comunitária
  • Muita discussão sobre temas dispensáveis em campanha eleitoral
  • Dois candidatos que teriam levado um baile do Paulo Portas

Será que Bloco de Esquerda e Partido Popular vão acabar por ser os verdadeiros vencedores deste debate? Só mesmo dia 20 é que se saberá.