February 02, 2005

RESPOSTA AO D'ARCY

Todos os dias antes de me deitar dou uma vista de olhos por uma série de jornais e de blogs de modo a manter-me informado e também a arranjar assunto para falar!
Ontem, ao passar pelo blog do
Dia Seguinte (programa desportivo da SIC), deparei com o post intitulado Mitos, assinado por D'Arcy do blog Crónicas Tristes (Diário de um adepto benfiquista).
Era para deixar um comentário no artigo dele tanto no seu próprio blog como no do programa da SIC no entanto, o meu comentário ao post deste benfiquista não pode ficar por uma caixa de comentários, primeiro: porque a resposta não vai ser pequena existindo portanto uma restrição física, segundo: porque não me apetece que ele fique tentado a apagá-la...
Mas vamos então a esse comentário…
A primeira expressão que o artista enunciou e que me chamou à atenção foi a brutal: “Prefiro não me convencer que haja árbitros que andem deliberadamente a errar para influenciar resultados de jogos”. Bem, a isto só tenho a dizer: Se optas por viver na ignorância, força, mas eu prefiro render-me às evidências. Não sei se já te apercebeste mas está em curso uma operação da Polícia Judiciária denominada Apito Dourado que mostra exactamente que existem árbitros que andam deliberadamente a errar para influenciar resultados! Antes de continuar, deixa-me esclarecer que não acho, de todo, que o António Costa tenha errado deliberadamente, muito menos influenciado o resultado do benfica – Sporting para a Taça (e isso, caso queiras, podes confirmar pelo meu comentário no Quatro-Quatro-Dois feito não muito tempo depois do jogo ter acabado (link).

A segunda grande expressão que me alertou foi: “Os adeptos do clube de Alvalade justificam a sua eliminação às mãos de António Costa, em vez de admitirem que foram eliminados pelo Benfica”. Epah, é assim, talvez o Dias Ferreira tenha deixado escapar alguma frase que te possa fazer pensar assim, mas não venhas meter todos os adeptos sportinguistas no mesmo saco, é que nem eu nem nenhum sportinguista que eu conheça está com essa sensação. O Sporting, tal como vocês, proporcionaram acima de tudo o melhor jogo da época e vocês ganharam porque foram bafejados pela sorte aquando dos penalties! Logo, não quero saber se o Dias Ferreira e os teus amigos pensam assim, a verdade é que a generalidade dos sportinguistas não tem essa opinião!
Depois vem o comentário à expulsão do Hugo Viana em que tu falas da justiça da expulsão. É assim, para alguém ser expulso por agressão, essa tem de existir, o que não foi o caso! De facto ele fecha o punho e bate na coxa do joão pereira (não é engano, recuso-me a escrever o nome dessa besta em letras maiúsculas).
Ponto nº1 – A intensidade não foi suficiente para ele ficar deitado a contorcer-se em dores como se tivesse acabado de ser atropelado;
Ponto nº2 – E já que tu podes responder que isso não interessa, o que interessa é a intenção, eu só ponho uma questão no ar: Quando um árbitro e respectiva equipa auxiliar não vêm um lance e são alertados por um estádio em rebuliço a olhar para trás, vendo então um jogador medíocre a queixar-se, devem expulsar o jogador da equipa adversária que estiver mais próximo, assumindo que houve uma agressão? Não me parece, e é aí que reside a questão, no facto de ninguém ter visto o que se passou! De facto o Hugo Viana tem aquele movimento que nos pode fazer assumir que a intenção era agressão, porém a direcção do braço e a força com que o (para vocês) hediondo golpe foi desferido deixam pelo menos margem para dúvidas… Que o Hugo Viana não pensou nas consequências, nesse aspecto tenho de estar de acordo contigo.
A reacção do joão pereira ao lance é absolutamente ridícula (ao menos assumes isso) o que era dispensável era depois referires-te ao Liedson como grande simulador…Isso parece-me é azia proveniente do SCP-slb para o campeonato… A verdade é que o Liedson é o melhor marcador do campeonato muito à frente dos vossos goleadores (desculpa, vosso goleador, lembrei-me que só o Simão é que tem feito alguma coisa pelo vosso clube ultimamente). Assim sendo, deixa de te basear em estereótipos que criaste a ler aquela bíblia da comédia chamada Record ou a participar em conversas de cafés... Na mesma frase falas do medíocre Peseiro, deixa-me lembrar-te que o medíocre Peseiro tem mais pontos que o genial (lol) Trapattoni…

Continuando neste teu parágrafo, sais-te com um: “Eu não sou exactamente um grande admirador do João Pereira, mas este tratamento que está a ser dado a um particular jogador irrita-me. Será que é por o jogador em causa ser jovem, produto das nossas escolas, e jogador do Benfica? Espero bem que não”. Por que raio alguém irá dizer mal um jogador só porque ele é jovem e do benfica?!?!? Pensa bem, o Manuel Fernandes partilha das mesmas características mas é colocado num pedestal, sendo considerado pela maioria como um dos futuros médios da selecção nacional, não é? Passou-te pela cabeça que o joão pereira simplesmente não é digno de representar um clube com a história do benfica? Não é um bom jogador, tem mania até dizer chega, é um sarrafeiro de primeira (vê novamente o derby para o campeonato) e depois vem fazer merdas destas! É o jogador característico de equipas pequenas e mais nada!

Isto já se começa a alongar, mas infelizmente parece que tenho algo para comentar em qualquer um dos teus parágrafos… A frase eleita desta vez foi: “Mas voltando ao jogo, os adeptos de Alvalade vão continuar nesta táctica de repetir até à exaustão que o Benfica foi 'levado ao colo', e que o jogo em questão foi um roubo de igreja, até que daqui a uns meses, quando as imagens do jogo se apagarem das memórias das pessoas, apenas sobreviva a mentira”. Aqui podia simplesmente repetir o que escrevi atrás, que a opinião do Dias Ferreira em relação ao jogo não é representativa da opinião dos sportinguistas em geral, porém tenho de te mandar a boca: Achas mesmo que o benfica não foi levado ao colo? É que eu tenho a impressão que o Sporting devia ter jogado contra a Oliveirense e não com vocês… Ou tu és daqueles que acham realmente que os 3 penalties com que o Bruno Paixão vos presenteou existiram? Uma vez que as imagens não são conclusivas e que a opinião dos repórteres da TSF, da Antena 1 e da Renascença é que pelo menos 2 dos 3 penalties foram claramente inventados acho que vocês foram, de facto, levados ao colo. Não no jogo com o Sporting mas na eliminatória anterior.
Depois ainda te referes ao golo do Liedson ter sido em fora-de-jogo, please…give me a break! Foi fora de jogo, sim, no entanto a FIFA diz que em caso de dúvida deve-se beneficiar o ataque, e uma vez que não houve um único jogador do benfica a reclamar…
Se calhar se o António Costa tivesse acesso a 30 câmaras de filmar tinha marcado a falta, mas, não sei se já reparaste, não tem…
Podia entrar pelo campo de continuar a criticar o teu post, podia mandar vir com o árbitro devido a outros lances menos claros e que foram abonatórios para a tua equipa, mas prefiro, sinceramente, lembrar-me do melhor derby dos últimos anos, do derby que teve 6 golões e do derby em que os jogadores mostraram estar realmente a defender a sua camisola.
Agora, o tom em que escreveste o teu post não podia ficar sem comentários e por isso mesmo escrevi esta resposta. Penso que o teu blog não podia ter um nome mais apropriado depois de escreveres a crónica, a tristeza da crónica (desculpa o trocadilho, não me contive). Ide em frente na taça e cansem-se muito para o campeonato.
Saudações Leoninas!