March 26, 2005

BLOGS CRIATIVOS

O facto da Gotinha ter falado hoje de um novo blog (novo para mim…) deu-me o alento para escrever um post que já tinha em mente à muito tempo.
A blogosfera portuguesa é imensa. Temos blogs políticos, blogs desportivos, blogs generalistas e muitos outros, mas há um género de blogs que merece todo o meu reconhecimento, os blogs criativos. Blogs que primam pela originalidade e que acabam por analisar a actualidade de um modo único. Destes blogs sou capaz de destacar três que quase diariamente me fazem ficar com um sorriso na cara assim que os abro. Primeiro vem o Mundo Cartune, um blog mantido por Ricardo Cabrita e que está on-line desde Setembro de 2004. Neste blog as opiniões generalizadamente aceites por todos são transcritas em cartoons hilariantes como é o exemplo deste abaixo referente ao Hugo do Sporting e que foi colocado logo após o Sporting – Porto da semana passada:
Image hosted by Photobucket.com
Outro blog capaz de fazer com que a má disposição de qualquer um passe é o Webcedário, onde o ABC Dário nos mostra diariamente que o humor também pode ser feito utilizando somente letrinhas, símbolos e números. O Webcedário tem inúmeras actualizações diárias e conseguiu desde Janeiro deste ano o brilhante número de mais de 40000 page views! Como exemplo do que se passa no Webcedário fiquem aqui com um dos vários posts do último dia dos namorados:
Image hosted by Photobucket.com
Por último, vou-me referir ao blog que a gotinha deu a conhecer hoje, o Professor Doutor. Este blog acaba por fazer um mix perfeito entre política e humor como é o exemplo do seguinte cartoon publicado logo após as eleições de 20 de Fevereiro. É um blog que satiriza a situação política lusa (aquela fonte perfeita para fazer humor) e que também merece uma visita da vossa parte.
Image hosted by Photobucket.com
E é assim, dentro dos blogs criativos haverão certamente muitos que também merecem esta publicidade (não que precisem dela, mas publicidade a mais é coisa que não existe). Aos três autores referidos: Os meus parabéns por manterem blogs com tanta qualidade e também um agradecimento por conseguirem pôr-me bem disposto quando estou irritado!