April 15, 2005

SPORTING-NEWCASTLE

Épico, Magistral, Espectacular, Sofrido, Merecido. Catorze anos depois voltámos às meias-finais da UEFA. Depois de uma eliminatória difícil com o Newcastle United (em que chegámos a estar a precisar de marcar 3 golos para passar), o Sporting mostrou que, quando quer, é capaz de jogar o melhor futebol. A 2ªparte leonina foi tremenda e o ambiente do estádio esteve ao seu nível. O Peseiro pode já ter feito muita asneira desde que entrou no Sporting, mas desta vez dou a mão à palmatória e assumo que a entrada do Pedro Barbosa foi essencial para esta vitória. O João Moutinho cada vez mais se afirma como um dos putos com maior potencial em Portugal (QUE JOGÃO DO MIÚDO!!!), a defesa mostra que quando o Enakarhire não anda por lá mete alguma água, mas a verdade é que o ataque do Sporting é bom, muito bom e quando funciona compensa quaisquer falhas defensivas!
Esta vitória foi memorável. Todos aqueles que estavam muito cépticos em relação ao jogo porque o Liedson não jogava, só têm de estar mais descansados, porque quando o Liedson não está, A EQUIPA RESOLVE!

Venha agora o AZ Alkmaar que eliminou o Villareal. FORÇA SPORTING, RUMO À FINAL!!

April 10, 2005

ECOLOGICAL FOOTPRINT

Image hosted by Photobucket.com

Tomei hoje conhecimento de um website que me deixou, a pensar num assunto que de dia para dia ganha uma importância brutal.
Que os recursos do nosso planeta são escassos para o número de pessoas que o habitam não é novidade nenhuma, no entanto hoje consciencializei-me que os meus hábitos e o meu estilo de vida são exagerados… Através do Ecological Footprint Quiz conclui que se todas as pessoas do planeta vivessem como eu vivo eram precisos 4,8 planetas Terra para que existissem recursos suficientes para satisfazer esse estilo de vida…
Mas o mais alarmante é que a média em Portugal é de 4,5 planetas, o que é como quem diz: ESTAMOS A ABUSAR!
Façam vocês também este teste, e se os vossos resultados forem minimamente parecidos com os meus, espero que tenham ficado tão alarmados quanto eu…

April 06, 2005

LEGOS!!

Image hosted by Photobucket.com


Numa altura em que as brincadeiras dos putos passam mais por playstations, X-Box's e afins, surgem várias páginas que misturam Legos e criatividade. Ainda me lembro das mega epopeias dignas de livros épicos que eu fazia com aqueles pequenos blocos no chão do meu quarto, mas nem eu, com toda a minha criatividade infantil me lembraria de fazer as coisas que o autor do site que vos vou dar a conhecer faz. Vendo bem a coisa, isso até é bom sinal...Se eu torturasse os Legos quando era miúdo isso poderia significar que não estava mentalmente muito equilibrado... Bem, já estou a divagar, vejam por vocês mesmos
Block Death!
PS: Esta página pode ferir os sentimentos dos mais sensíveis na sua relação com Legos! ;)

April 05, 2005

PIADA SECA

Depois de várias luas por esse sistema solar fora e depois de Marte, a NASA decidiu procurar indícios de vida extraterrestre no norte do México! Bem sei que os Americanos tratam os estrangeiros como Aliens mas daí a ir ao México à procura de ET's....

April 02, 2005

ALGUÉM ANDA A FUMAR GANZAS A MAIS

Image hosted by Photobucket.com

Ontem li no Diário Digital que a BBC tinha convidado o Bob Marley para uma entrevista 24 anos após a sua morte e lá pensei: "Ah! O DD também brinca ao Dia das Mentiras!".
No entanto, hoje encontrei acidentalmente
a mesma notícia no site da Reuters e lá pensei: "Ah! Afinal a Reuters é que brinca ao dia das mentiras e o Diário Digital foi apanhado!".
Mas, tendo confiança no conteúdo editorial do DD decidi averiguar um pouco mais e aparentemente a notícia é mesmo verdadeira uma vez que a
Agence France-Presse, os jornais De Telegraaf (Holanda), La Repubblica (Itália) e Daily Mirror (Inglaterra), e os portais digitais Ananova (Inglaterra), News.com.au (Austrália) e Scotsman.com (Escócia) também a publicaram!
Moral da história: Alguém na BBC anda a fumar demasiado! Será que também convidaram o Jim Morrisson?

April 01, 2005

WOLFOWITZ NO BANCO MUNDIAL

Image hosted by Photobucket.com


Paul Wolfowitz é o novo presidente do Banco Mundial (BM). De acordo com o Público, a escolha foi feita por unanimidade. O site do BM já o confirmou e vamos mesmo ter o político norte-americano como o décimo presidente desta organização internacional.
Tal como a maior parte dos comuns mortais eu só ouvi falar de Wolfowitz quando o George W. Bush foi eleito para presidente americano pela primeira vez, e o facto de o ver agora como presidente do BM deixa-me, no mínimo, confuso…
A missão do Banco Mundial é a seguinte: to fight poverty and improve the living standards of people in the developing world. Será que Wolfowitz tem um perfil que lhe permita lutar por este objectivo?
Vamos a ver, antes do 11 de Setembro, Wolfowitz era um ilustre desconhecido, e logo após os atentados tornou-se numa das mais conhecidas figuras do executivo norte-americano. Neo-conservador por natureza, ele está directamente ligado à mudança de comportamento na política externa americana. Claro que foram os atentados perpetrados por Bin Laden e a sua Al-Qaeda que causaram essa (justificada) mudança de comportamento, no entanto o debate se “os fins justificaram os meios” está longe de ter terminado... Wolfowitz foi o orquestrador confesso da guerra do Iraque, com o objectivo de derrubar Saddam Hussein e restaurar a paz e a democracia nesse país do Médio Oriente. O objectivo era nobre, não o nego, mas os resultados são evidentes e o Iraque está longe de ser uma democracia – Apesar de já ter tido as suas primeiras eleições livres – e muito longe de estar em paz, aliás só não está oficialmente em guerra civil porque as autoridades oficiais não o dizem…
Queiramos ou não, os Americanos entraram no Iraque com a ideia de adaptar o seu way of life à realidade iraquiana, porém as diferenças culturais entre o mundo ocidental e um país maioritariamente muçulmano são abismais pelo que, naturalmente, a mesma fórmula não iria funcionar no país.
Se compreendo o desejo de vingança mostrado por Bush e os seus compinchas? Claro que compreendo! Mas o problema é que essa vingança deveria ter sido feita de uma qualquer maneira diferente, como por exemplo o método que os mesmos EUA usaram durante a Guerra Fria – Cativar um partido com apoio popular e fornecer todos os meios necessários para que eles próprios derrubassem o líder! Claro que, do ponto de vista ético, este não será o melhor método, no entanto é indubitavelmente o mais eficiente. Mas houve uma mudança de comportamento com a conquista do executivo americano pela atitude neo-conservadora. Richard Perle e Paul Wolfowitz foram sem dúvida os grandes obreiros dessa mudança de mentalidade depois do 11 de Setembro, uma mentalidade que desejava uma América mais forte e uma América intervencionista a nível externo. Foi criada uma epopeia anti-terrorismo, anti-armas de destruição maciça e acima de tudo uma epopeia que assegurasse a manutenção da hegemonia americana a nível mundial.
A questão que eu coloco é a seguinte: Será mesmo um homem com o perfil de Wolfowitz o indicado para estar à frente de uma instituição que promove o fim da pobreza?
PS: Se aqueles filtros da CIA e da NSA forem reais, tenho a certeza que este blog vai ter as visitas de ilustres membros da segurança americana!! Para eles só digo: I love your country but your executive sucks!